Olá meus Amores!
Hoje, venho partilhar convosco, uma pequena memória da minha infância.
Daqueles flashes que temos, que não são bem nítidos, mas que estão lá, semeados na nossa memória.
A necessidade de descansar, levou-me de volta à minha terra, perto da Figueira da Foz. E, foi precisamente um desses flashes de memória, que me fez ir à procura deste lugar... perdido e esquecido, por mim e pelos vistos, por muitos!!!...
As Termas da Amieira.
Mais de trinta anos passados e uma pequena lembrança de banhos tomados à beira da estrada, lá fui eu, com a minha irmã como companheira de aventura, à procura deste lugar.
O GPS não conhece!!!... Fui pedir ajuda o meu amigo Google. Encontrei! Encontrei até bastante informação. (deixo os links mais abaixo)
Situadas no concelho de Soure e, numa pequena localidade chamada Samuel, lá reencontrei as minhas memórias...
Quer dizer, mais ou menos... uma vez que a degradação e a ruína aumentaram substancialmente e, o que me lembrava de pequenina, resume-se agora a um buraco, escondido por trás dum portão velho, de ferro enferrujado, perro, com teias de aranha e que finge proteger as duas bicas de água morna, que teimam em resistir contra o tempo.
Fiquei triste ao ver aquela degradação... que belas banhocas tomávamos ali, eu e a minha irmã, em pequeninas. Lembro-me ainda da minha mãe dizer que curava os males da pele.
Percorremos as ruínas de vários edifícios. Não sei descrever o que foram em tempos, pois não tenho conhecimentos para tal, mas posso claramente afirmar que, mesmo no meio da degradação avançada dos edifícios, aquele lugar terá sido em tempos antigos um sítio esplendoroso.
Encontrei informação interessante sobre as Termas da Amieira, nos seguintes sites, caso tenham ficado curiosos:
Créditos da foto: https://sites.google.com/site/faceocultadeportugal/centro/termas-da-amieira |
0 comentários