Confesso que a minha vontade de ir a Santorini era tão grande que só depois de receber os bilhetes é que fui fazer uma pesquisa mais pormenorizada. Assim, se estiverem interessados em viajar até lá, têm aqui um resumo do que pesquisei.
Geograficamente falando:
- A primeira e, a mais básica informação sobre Santorini, é que é das ilhas que faz parte do território Grego. A ilha de Santorini pertence ao arquipélago das Cíclades (Cyclades), no mar Egeu, a 200 quilómetros de Atenas. Possui cerca de 73 quilómetros quadrados de área e, aproximadamente, 14 mil habitantes e não é mais do que um dos cantos de um vulcão (ainda ativo) que teve a sua maior e mais famosa erupção por volta de 1680 a. C., cujas ilhas à volta são parte de uma cratera. Essa erupção fez com que Santorini assumisse a sua forma atual, sendo que, a partir de vários pontos, pode observar a ponta do vulcão rodeada por mar. Há quem diga, até, que a erupção inspirou a lenda da Atlântida. A mais recente actividade da caldeira foi registada em 1959. Embora ativa, pode ser visitada através de diversas excursões disponíveis.
Pontos Turísticos a ter em conta:
- Começo por Nea Kameni. É aqui que podemos visitar a parte mais ativa do vulcão.
Só se consegue lá chegar por barco, o que até se torna fácil de conseguir, pois há diversas viagens do tipo "mini cruzeiros" pré-definidas que se podem fazer. Há até caravelas com guias que nos levam ao cimo da cratera e nos dão bastante informação ao longo do passeio.
Não esquecer de dar um mergulho nas águas termais que também ficam aqui e, que por norma, fazem parte do pacote desta visita.
- Quando se fala em Santorini, associamos logo aquelas imagens de casinhas brancas com muitas piscinas na encosta e cúpulas das igrejas pintadas de azul. Esse cenário fica em Oia em grego pronuncia-se "Ia".
- A capital da ilha e também a sua maior cidade é Thira (ou Fira). Apesar de ser a capital, não consegue superar a beleza e o movimento de Oia. No entanto é em Thira que se podem encontrar os hotéis e restaurantes mais económicos.
- Oia é, muito provavelmente, o lugar mais caro da Grécia. Podemos ter de pagar 6 euros por uma cerveja (o preço normal na Grécia seria 2,50 euros) ou 5 euros por um café em qualquer bar ou restaurante na zona mais turística e/ou com vista para o mar e o vulcão.
- Em Oia, tudo o que tenha vista para o mar... é caro! Aqueles hotéis com quartos espectaculares com piscinas privadas chegam facilmente a preços de quatro dígitos. Os meses mais inflacionados são julho e agosto. É boa ideia reservar com alguns meses de antecedência.
- Praias: Santorini não é famoso por ter belas praias, mas sim, elas existem. As mais conhecidas são a Black Beach e a Red Beach.
Black Beach |
- Para terminar a visita a Santorini, não podemos esquecer de escolher o melhor lugar para apreciar o pôr do sol. Um dos momentos ex-libris que reúne centenas de pessoas para assistir aquele momento único da natureza.
Uma viagem que vale a pena.
0 comentários