Covid 19 - O que devemos saber e fazer

By Sanna - março 16, 2020

Cai Meng/China Daily

Dados actualizados (clique na foto):



Como tudo começou?


A 31 de dezembro de 2019, a população mundial foi completamente apanhada de surpresa, pelas piores notícias de que a memória recente tem registo. O gabinete da Organização Mundial de Saúde da China (OMS) informa sobre mais de duas dezenas de casos de pneumonia, de origem desconhecida, detetados em Wuhan, na província de Hubei. No dia seguinte, 01 de janeiro de 2020, é encerrado o mercado de pescado e carne, de onde se suspeita que possa ter vindo a contaminação, dado que os doentes tinham todos ligação ao local.
Três dias depois são já 44 os casos de doentes com uma pneumonia de origem desconhecida reportados pelas autoridades chinesas, sem que se conheça o agente causador da doença.
Uma semana depois, as autoridades chinesas identificam o agente causador das pneumonias como um tipo novo de coronavírus, que foi isolado em sete doentes. A China partilha a sequência genética do novo coronavírus com a comunidade internacional para desenvolver diagnósticos específicos.

A 13 de janeiro é registado o primeiro caso confirmado do novo coronavírus fora da China, na Tailândia e a partir daí não parou a sua propagação pelo mundo fora até à data que escreve esta publicação, 16/03/2020. O futuro a Deus pertence e só Ele saberá quando a cura será encontrada. Faço votos para que seja muito em breve!

O que é o COVID-19? 


COVID-19 é o nome abreviado, dado à doença causada pelo vírus Corona, descoberto no ano 2019, ou seja:

CO - de Corona
VI - de Vírus
D - de Doença/Disease
19 - Ano da descoberta/2019

O nome real do vírus é - Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (abreviado para SARS-CoV-2, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), denominado assim pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV) e, que anteriormente era denominado apenas por "novo coronavírus de 2019".
Os coronavírus são uma família de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções afetam o sistema respiratório, podendo ser semelhantes à gripe ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.

Quais são os sintomas?


A maioria das pessoas infetadas apresentam sintomas de infeção respiratória aguda ligeiros a moderados:
• Febre (T>37,5ºC)
• Tosse
• Dificuldade respiratória (Falta de ar)

Em casos mais graves pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte. Contudo, a maioria dos casos recupera sem sequelas.

Como se transmite?


A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.

Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

Como me posso proteger/prevenir?


Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:
• Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
• Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%;
• Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;
• Evitar tocar na cara com as mãos;
• Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.

Caso sinta algum sintoma mencionado ou tenha estado em contato com alguma pessoa ou grupo de risco, ligue para a linha SNS24 antes de ir ao hospital. Proteja-se a si e ao outros.



Bibliografia:

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários