Cactus e Suculentas - Mini Jardim

By Sanna - julho 28, 2017


Olá meus Amores!

Hoje dediquei-me à jardinagem e, como ando a modificar a decoração do meu Atelier, pensei colocar lá uma prateleira com flores para dar mais vida ao espaço. Além , disso, eu adoro flores.

Infelizmente, o meu Atelier, além de minúsculo, está montado na minha mini varanda, que fica virada para o sol, durante todo o dia! Como devem calcular, é um autêntico forno no verão e um gelo no inverno... não há flores que resistam! A não ser...

Pois é, lembrei-me de preparar um mini jardim de cactus e suculentas, pois são plantas muito resistentes e que não precisam de grande manutenção.

Vamos lá ver quanto tempo resistem!

Além disso, pensei que podia ser interessante, partilhar o meu passo a passo para quem quiser aventurar-se no meio de tantos picos 😀

Não costumo publicar sobre jardinagem – portanto, não sou expert – mas espero que seja útil e ajude quem deseja fazer o seu mini jardim. Espero que gostem!



Materiais necessários:
Vaso de vidro transparente (ou outro que mais gostar);

Substrato ou qualquer tipo de terra com boa drenagem;

Pedrinhas decorativas (aquelas de aquário ou pedrinhas do rio);

Plantas (podem ser cactos, suculentas ou similares);

Colher ou pá de jardim;

Luvas de protecção

(opcional) tabuleiro para minimizar a lixeira 😀

Como fazer:
(No final deste texto, coloquei um vídeo, com o passo a passo de como fiz os meus mini jardins)

1. Comecei por tapar o fundo do vaso com algumas pedrinhas, eu optei por umas de cor castanha, podem ser outras. Fica ao vosso critério.
2. Colocar terra até, mais ou menos, meio do vaso.

Obs.: Nas pesquisas que fiz, há sites que recomendam misturar areia e outros recomendam colocar carvão mineral antes da terra ou substrato. Dizem que ajuda a manter as plantas bonitas e saudáveis e evita que surja aquele mau cheiro da terra húmida e parada por muito tempo, uma vez que os vasos não têm furos de respiração no fundo.

Eu não coloquei porque não tinha, deixo ao vosso critério.

3. Agora vem a parte que pode ser um pouco mais difícil, que é colocar as plantas na terra, principalmente os cactos. Para evitar surpresas desagradáveis, eu optei por usar uma luvas de protecção, daquelas de algodão mas que têm uma camada de tinta de borracha na parte de dentro. As plantas devem ser manuseadas com com muito cuidado e, se és criança e estás a pensar experimentar, aconselho-te a pedir ajuda a um adulto, pois podes magoar-te!
4. Compor os vasos com as plantas escolhidas e, colocar mais terra até cobrir as plantas .
5. Para terminar, decorei os vasos com pedrinhas brancas cobrindo por completo a superfície da terra.

Como vêem, são poucos passos, fáceis de executar e, com um resultado muito bonito.

Se gostaram desta publicação, ajudem-me a partilhar.

Obrigada e muito beijinhos


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários