Singer 15K - Egyptian Model

By Sanna - agosto 24, 2014


Olá meus amores, gostam de máquinas de costura antigas?
Eu adoro,  são lindas!!!...
E, para minha grande alegria fui presenteada com uma Singer bem antiga...
esta que está nestas fotos.
Não partilhei logo convosco, porque a máquina não trazia manual de instruções, 
nem acessórios, nem linha metida... nada!
Confesso que me vi um bocado perdida
mas não descansei enquanto não percebi como a boa da máquina funcionava.
Se por acaso têm alguma máquina idêntica, aqui fica o que descobri sobre ela.
Para começar e, para tentar perceber qual o modelo da máquina, 
a Singer tem um site onde podemos saber através do nr. de série.


O nr. de série está gravado na frente da máquina, numa chapinha do lado direito, em baixo.
Como podem ver, a minha tem o nr. Y7164611.
Agora, vamos ao tal site da Singer consultar toda a informação disponível sobre ela.

LetterRegister       Numbers
From - To     
Machine class
(Model No.)
Quantity AllottedDate AllottedYear AllottedNotes
Y-      7039566 -7339565  15K                   300000           August 16   1929                    

Ou seja,
A minha máquina é uma Singer 15K, de 1929 e foram fabricadas 300.000 unidades.
Por curiosidade, descobri também que a letra no nr de série indica o país onde foi produzida.
(Y - Clydebank, Scotland, UK)
Manufacture Locations by Serial No. One Prefix Letter
A - Podolsk, Russia
B - Elizabeth, New Jersey USA
C - Wittenberge, (Prussia) Germany
D - Elizabeth, New Jersey USA
E - Podolsk, Russia
F - Clydebank, Scotland, UK
G - Elizabeth, New Jersey USA
H - Elizabeth, New Jersey USA
J - Clydebank, Scotland
K - Elizabeth, New Jersey USA
L - Elizabeth, New Jersey USA
M - Clydebank, Scotland, UK
N - Elizabeth, New Jersey USA
P - Clydebank, Scotland, UK
R - Clydebank, Scotland, UK
S - Clydebank, Scotland, UK
S*- Podolsk, Russia    (*100 "S" machines made in Podolsk)
T - Podolsk, Russia
V - Clydebank, Scotland, UK
W - Bridgeport, Connecticut USA
X - Clydebank, Scotland, UK
Y - Clydebank, Scotland, UK 
Fonte: http://www.singermachines.co.uk/faq/where-was-my-antique-sewing-machine-made/



Também encontrei o Manual de Instruções

Agora já sei enfiar a linha e consegui finalmente experimentar a boa da máquina.
O melhor de tudo é que a minha princesa funciona e é mesmo fácil de trabalhar.
Silenciosa e muito leve.
Tenho apenas que comprar uma correia nova e uma lâmpada.
(Esqueci-me de dizer que tem pedal eléctrico... 
uma maravilha que funciona maravilhosamente bem!)
Espero que esta informação vos possa ser útil.
Bjinhos doces




  • Share:

You Might Also Like

0 comentários